O antigo Preventório Imaculada Conceição, localizado em Bragança Paulista (SP), agora pertence ao município, que na última quarta-feira (5), efetuou o pagamento da segunda e última parcela para a aquisição de parte do terreno, quem tem uma área total de 15.703,57 m² . O prédio foi adquirido por R$ 6.588.745,39.
De acordo com a Prefeitura de Bragança Paulista, na casa sede, que tem 4.500,00 m² de área construída, serão instaladas as sedes das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, e será criado um Polo Turístico Religioso, com a manutenção da Capela, com sacristia, sala e dormitório do capelão.
O Preventório e a primeira santa do Brasil
Fundado em 1913, o Preventório abrigava filhos de pessoas carentes da cidade de São Paulo, com tuberculose, que recebiam os cuidados de madre Paulina, que mais tarde se tornou Santa Paulina, a primeira santa do Brasil.
Por onze anos, de 1982 a 1993, o Preventório foi dirigido pelas Irmãs de Maria, do Santuário Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, de Atibaia (SP), que acolhia crianças e adolescentes em situação vulnerável, afastadas da família por ordem judicial.
Após a desativação, o prédio e toda a área foi tombada, considerada pelo CONDEPHAC, desde 2000, Patrimônio Histórico e Cultural.