Quarta-fira de Cinzas, 2 de março, é dia de oração e jejum pela paz. O convite foi feito pelo Papa Francisco, no final da Audiência Geral de quarta-feira (23).
No mesmo dia, o Papa falou da sua tristeza sobre o agravamento da situação na Ucrânia "Tenho uma garnde tristeza em meu coração com o agravamento da situação na Ucrânia. Apesar dos esforços diplomáticos das últimas semanas, cenários cada vez mais alarmantes estão se abrindo. Como eu, muitas pessoas ao redor do mundo estão experimentando angústia e preocupação. Mais uma vez, a paz de todos está ameaçada por interesses de parte".
No final, Francisco fez um apelo a todos, que rezem pela paz no mundo: "Jesus nos ensinou que à insistência diabólica, à diabólica insensatez da violência se responde com as armas de Deus: com a oração e o jejum. Convido a todos a fazerem no próximo 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, um dia de jejum pela paz. Encorajo, de modo especial os crentes a se dedicarem intensamente à oração e ao jejum naquele dia. Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra".