19/05/2022 às 16h34min - Atualizada em 19/05/2022 às 16h34min

Há 20 anos, Madre Paulina era canonizada

Oração foi transmitida do quarto usado pela santa

- Portal Fé no Pai.co
Imagens: Portal Fé no Pai.com
No dia 19 de maio de 2002, um domingo de Pentecostes, diante de mais de 20 mil fiéis, o papa João Paulo II canonizava Madre Paulina, a primeira santa do Brasil.

Em sua homilia, o sumo pontífice destaca "A ação do Espírito se manifesta de modo especial também na vida e missão de Madre Paulina, inspirando-a a constituir, juntamente com um grupo de jovens amigas, uma casa de acolhida, pouco depois batizada pelo povo de "Hospitalzinho São Virgílio", destinada à atenção material e espiritual de doentes e desamparados. Nasce assim, para atender os planos da Providência, a primeira Comunidade religiosa do sul do Brasil, denominada Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Foi neste Hospital, que o ser-para-os-outros constituiu o pano de fundo da vida de Madre Paulina. No serviço aos pobres e aos doentes, ela tornara-se manifestação do Espírito Santo, "consolador perfeito; doce hóspede da alma; suavíssimo refrigério".

Santa Paulina nasceu em Vigolo Vattaro, na Itália, em 1865, com o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Chega ao Brasil, mais precisamente em Vigolo, na cidade de Nova Trento, no estado de Santa Catarina, com os pais e irmãos, antes de completar 10 anos, em 1875.

Em 1980, Amábile e sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, acolhem Angela Viviani, com câncer em estado terminal, em um casebre doado por Beniamino Galloti. Nascia a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Santa Paulina viveu parte de sua vida em Bragança Paulista, interior de São Paulo, de 1909 a 1918, se dedicando aos doentes, na Santa Casa de Misericórdia, no Asilo São Vicente de Paulo e no antigo Preventório Imaculada Conceição, que abrigava filhos de pessoas carentes da cidade de São Paulo, com tuberculose. Faleceu no dia 9 de julho de 1942, aos 76 anos.

Celebração em Bragança Paulista (SP)

Para celebrar a data, direto do quarto que santa Paulina utilizou de 1909 a 1910, na Santa Casa de Bragança Paulista, foi realizada a "Oração do Dia Especial - 20 anos de Canonização de Santa Paulina", transmitida pela Rádio O Caminho FM (www.ocaminhofm.com), Portal Fé no Pai.com (www.fenopai.com), redes sociais (@ocaminhofm e @fenopaioficial) e pelo Canal Fé no Pai Oficial / TV Fé no Pai no YouTube.

Esteve na oração, o comunicador Herik Bernardino, Jefferson Bueno, gestor do Lar São Vicente de Paulo, representando o sr. Erinor Baratella, presidente da entidade, e o sr. Cláudio Tumbert, tesoureiro da Santa Casa de Misericórdia, representando o provedor, sr. João José Marques.

Na capela ao lado, foi rezado o Santo Terço, ás 9h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://fenopai.com/.
Portal Fé no Pai.com Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp