Em um momento extremamente raro de seu pontificado, o Papa Francisco desabou e chorou durante uma oração em Roma nesta quinta-feira (08), ao mencionar o sofrimento dos ucranianos.
A voz do Pontífice começou a tremer ao mencionar os ucranianos durante uma tradicional oração e ele teve que parar, ficando sem conseguir falar por cerca de 30 segundos.
Quando retomou a oração, sua voz ainda estava embargada. Os fiéis, incluindo Roberto Gualtieri, prefeito de Roma, aplaudiram o Santo Padre ao ver que ele não conseguia falar.
Francisco se emocionou durante a oração à Madona, aos pés de uma estátua na Festa da Imaculada Conceição, data em que é feriado nacional na Itália.
"Virgem Imaculada, hoje eu gostaria de trazer-lhe os agradecimentos do povo ucraniano”, disse o Papa antes de ser dominado pela emoção e ter que parar para se recompor. Quando pôde, continuou. “Em vez disso, mais uma vez devo trazer-vos as súplicas das crianças, dos idosos, dos pais e mães, dos jovens daquela terra martirizada, que tanto sofre”, falou Francisco com a voz embargada.
Na última quarta-feira, durante a tradicional Audiência Geral, no Vaticano, ele comparou a guerra na Ucrânia a uma operação nazista que matou cerca de dois milhões de pessoas, a maioria judeus, nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.
Depois de ler a oração desta quinta-feira, na estátua perto da Escadaria Espanhola, o Pontífice cumprimentou os fiéis.
Quando um dos jornalistas mencionou a Francisco que ele o parecia dominado pela emoção, ele respondeu: "Sim. Ela (a guerra na Ucrânia) é um sofrimento enorme, enorme. Uma derrota para a humanidade”.
- Este texto foi originalmente publicado em https://www.a12.com/redacaoa12/santo-padre/veja-papa-francisco-se-emociona-e-chora-em-oracao-pela-ucrania