Foto: Sueli Almeida/Paróquia Nossa Sra. de Copacabana/Pinhalzinho(SP)
O dia de Corpus Christi, que em latim, significa “Corpo de Cristo”, é uma antiga tradição da Igreja Católica, que celebra a fé no Santíssimo sacramento da eucaristia, a comunhão, a hóstia. A festa surgiu há muito tempo, no século XIII, na Bélgica, devido ás visões da Irmã Juliana. Em muitas cidades, os fiéis preparam nas ruas, tapetes feitos de serragem, pó de café usado, sal e outros materiais coloridos, formando desenhos bíblicos.
Feriado Nacional ou Municipal? Ao contrário do que muitos imaginam, o dia de Corpus Christi não é feriado nacional, mas, na maioria das cidades brasileiras, é feriado municipal.
Feriado bancário A tradição do dia de Corpus Christi é tão grande, que nem mesmo os bancos funcionam. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em todo o país, é feriado bancário.
Funcionalismo Para o serviço público federal, é ponto facultativo na quinta e sexta-feira. A maioria dos Governos estaduais e municipais, também costumam adotar o ponto facultativo nos dois dias.
Empresas Nas poucas cidades cidades onde o dia de Corpus Christi não é feriado municipal, funcionários e empresários negociam se a quinta e sexta-feira, serão dias de folga, ou não. Já para as cidades onde é feriado municipal, os trabalhadores devem ter o dia de folga. Caso trabalhem, devem receber o dobro do dia de trabalho normal.